Estudo antropológico do corpo dançante, étnico na sociedade Ijuiense
Através de encontros, momentos de leitura e discussão, o Studio de Dança MM realiza o estudo e tem como produto final a escrita de um artigo que fala sobre o trabalho realizado com as etnias no município de Ijui.
Nosso município é cheio de riquezas, dentre elas podemos destacar a Fenadi – Feira Nacional das Culturas Diversificadas, cujo qual é realizada anualmente no mês de outubro, esse evento ocorre desde 1986.
A partir de alguns estudos já realizados, surgiu alguns questionamentos acerca de como é realizado esse trabalho nas etnias, então surgiu a oportunidade de estudarmos mais a fundo, buscamos junto aos coordenadores e coreógrafos das etnias, para compreender um pouco mais sobre o trabalho que ali é desenvolvido.
O Projeto “ Estudo antropológico do corpo dançante étnico na sociedade Ijuíense” foi realizado através de diversos encontros, onde através da internet e de alguns livros, conseguimos coletar dados que fundamentam nossa escrita, realizamos uma pesquisa de campo, infelizmente devido ao Covid 19, não conseguimos faze-la como imaginávamos.
Para que a pesquisa ficasse ainda mais rica e repleta de detalhes, entramos em contato com os coreógrafos de cada etnia, e solicitamos o auxílio deles respondendo um questionário virtual, infelizmente faltou alguns dados, pois nem todas as etnias nos deram retorno, mas ao final da escrita, conseguimos alcançar o nosso objetivo e finalizar nosso projeto.