DIA DO SOLDADO

Por Noel Torquatto Ribeiro

No Brasil, no dia 25 do mês de agosto, comemora-se o Dia do Soldado. Essa comemoração faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.

Ser Soldado, na pessoa de quem prestou serviço militar por mais de 35 anos, é uma nobre missão, em que poucos tem o privilégio de bem cumpri-la. No cumprimento dessa missão, CRESCI, EVOLUI, EMOCIONEI, CHOREI, CAMINHEI, CORRI, COMBATI O BOM COMBATE, alimentei-me de ração até um banquete, sempre com um único objetivo, defender nossa Bandeira, nosso solo, nosso chão, cumprindo nosso juramento: “Incorporando-me ao Exército Brasileiro, prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de armas e com bondade os subordinados e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida”.

Não poderia deixar passar esse momento ímpar, Semana do Soldado”, sem deixar minha mensagem de parabéns a todos que cumprem essa bela missão, que ombrearam comigo essa bela caminhada. Cumprimos essa tão nobre missão e aqueles que ainda cumprirão muitas missões, parabéns companheiros, nunca desistam de seus sonhos, nunca esqueçam seu juramento, lembrem-se: nossa Pátria clama por cada um de nós, sejamos fieis aos nossos ideais, sejamos sempre sentinelas atentos e em defesa da nossa Pátria.

“Salve, Duque Glorioso e sagrado! Ó Caxias invicto e gentil! Salve, flor de estadista e soldado! Salve, herói militar do Brasil”.

Capitão Noel Torquatto Ribeiro