Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Qual Cerveja Combina Com Seu Jantar? Você Sabe?

Qual Cerveja Combina Com Seu Jantar? Você Sabe?
Conveniência Nutrição & Alimentação O Melhor da Noite

Embora muitos não se atentem para esse detalhe, cerveja e comida são ótimas companheiras. Então Qual Cerveja Combina Com Seu Jantar? Você Sabe?

E isso não é apenas de alguns petiscos com uma loira bem gelada, mas também quando falamos de cervejas artesanais e os mais variados tipos de prato, incluindo sobremesa.

Paladar é algo único e muito intimo, porém existem técnicas na hora de combinar a cerveja e a comida, e essas devem ser levadas em consideração sempre.

O caminho é longo, uma vez que envolve muitos sentidos, considerando os cinco paladares existentes (salgado, doce, amargo, azedo e umami), mas os princípios das regras são simples.

HARMONIZAÇÃO POR CONTRASTE

Consiste na harmonização que apresenta dois paladares opostos, sendo um no prato e outro na cerveja (doce com salgado ou amargo com doce, por exemplo).

Uma cerveja com bastante malte, que confere um paladar doce, pode harmonizar muito bem com um prato salgado, onde o doce presente na cerveja faz contraponto ao salgado do queijo, fazendo com que a experiência não seja enjoativa.

HARMONIZAÇÃO POR SEMELHANÇA

Consiste na harmonização em que dois elementos em comum entre a cerveja e o prato são destacados (cerveja de malte caramelo com um doce que leva caramelo; cerveja cítrica com um prato cítrico; etc).

Cabe destacar que a harmonização por semelhança não se dá apenas pelo paladar, mas também pelo corpo da cerveja e a intensidade do prato.

Uma salada, por exemplo, harmoniza por semelhança com uma Pilsen, haja vista que tanto o prato quanto a cerveja são leves e neutros, o que proporciona um equilíbrio onde o prato não apaga a cerveja, e nem o contrário.

O mesmo acontece com uma cerveja de corpo e teor alcoólico elevados harmonizando com um prato mais gorduroso, uma vez que nesse caso temos bastante complexidade nos dois elementos.

HARMONIZAÇÃO POR CORTE

A harmonização por corte acontece quando um elemento da cerveja é cortado por um elemento do prato, ou vice-versa (gordura do prato cortada pelo gás da cerveja; salgado do prato cortado pelo amargor da cerveja, etc).

No caso do salgado sendo cortado pelo amargor, podemos trazer como exemplo a mesma harmonização da American IPA com bacon, porém neste caso o corte acontece entre o amargor da cerveja e o salgado do prato.

Sendo assim percebemos que existem vários elementos numa só harmonização, o que pode trazer à mesma harmonização o corte, a semelhança e o contraste, porém neste caso observamos duas harmonizações por corte.

ENFIM QUAL A CERVEJA QUE COMBINA COM SEU JANTAR?

Sempre respeitando o paladar de cada um, com cuidado de oferecer a seu convidado uma melhor combinação entre a cerveja certa e o prato a ser servido, a sugestão é pegar algumas de garrafas menores para descobrir a melhor e oferecer opção a seu convidados.

Na Casa Da Cerveja MUNICH em Ijuí você Encontra várias opções. click e saiba mais.

O consumo de cerveja no Brasil apresentou crescimento praticamente constante na década de 1985 a 1995.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

Informações via Chat